Colégio Fenix - Qualidade e compromisso, sempre!

Notícias

JIF’S 2022 REGULAMENTO

OBJETIVOS

Os JIF´S 2022 tem por objetivo, promover um intercâmbio social e desportivo entre alunos, além de exaltar a prática esportiva como instrumento indispensável para a saúde corporal e mental dos alunos.

DAS INSCRIÇÕES:

1- O JIF’S 2022 será realizado no mês de agosto com cerimônia de abertura prevista para o dia 05/08/2022, início das competições dia 06/08/2022 e encerramento dia 20/08/2022 com a entrega de medalhas aos vencedores.

2- A competição é exclusivamente para os alunos do Colégio Fênix.

3- Os interessados poderão se inscrever nas modalidades de: FUTSAL, BASQUETE e QUEIMADA, nos naipes masculino, feminino e misto.

4- A taxa de inscrição dos JIF´S será de R$50,00 (cinquenta reais) e dará direito ao aluno participar de uma das modalidades oferecidas, uma camisa e medalha (em caso de pódio). O valor deverá ser pago na tesouraria até às 17h do dia 22/07/2022, não havendo possibilidade de inscrições após esta data.

4.1- O Atleta inscrito em uma das 3 modalidades, poderá participar como convidado de mais uma modalidade, porém sem a possibilidade de receber a premiação por tal modalidade. (Ex. o atleta se inscreveu no futsal e está como convidado na queimada, logo só terá direito de receber a premiação pelo futsal caso seja um dos 3 primeiros colocados).

5- Não haverá devolução da taxa de inscrição paga (por aluno), caso haja desistência do mesmo ou da equipe.

6- Só será permitido que os alunos joguem pela sua turma, salvo, quando uma turma não tiver a quantidade de alunos suficientes para participar da competição.

7- Turmas muito numerosas, poderão ter mais de uma equipe, se assim desejarem.

8- Todos os atletas inscritos no JIF´S 2022, deverão participar da abertura, devidamente uniformizados, com a camisa e bermuda.

DA ORGANIZAÇÃO:

1-  A abertura será realizada no dia 05/08/2022 com concentração prevista para as17h30min e início da cerimônia às 18h00min, no Ginásio poliesportivo do Colégio Fênix. Neste dia todos os atletas deverão estar presentes para apresentação das equipes, juramento, desfile do pelotão das bandeiras, entre outros, devendo as equipes percorrer todo espaço interno do ginásio, permanecendo no local até o fim da cerimônia.

O tema dos JIF’S 2022 será a Copa do Mundo do Catar e as turmas representarão15 dos 32 países participantes da competição.

2-  Os jogos acontecerão a partir do dia06 de agosto com as finais previstas para acontecer no dia 20/08/2022.

3-  A tabela será fixada no dia 02/08/2022

4-  No momento da competição, não será permitido efetuar o cancelamento, substituições e inscrições.

5-  A comissão organizadora do JIF’S 2022, poderá efetuar qualquer mudança no evento, caso seja necessário.

6-     É de inteira responsabilidade dos participantes, o cuidado com seus objetos e pertences.

7-  Só será permitido entrar na quadra de jogo, os atletas que participarão do jogo ou prova naquele exato momento, a equipe de arbitragem e a imprensa, os demais participantes só terão acesso as arquibancadas.

8- As competições de FUTSAL e BASQUETE, seguirão rigorosamente as regras vigentes do esporte;

8.1- Será solicitado a cada equipe, a leitura das regras de tais esportes para evitar reclamações futuras.

9- Os árbitros da competição, não poderão ter nenhum tipo ligação ou parentesco com os atletas, eximindo-os assim da acusação de favorecimento a alguma equipe.

DAS PUNIÇÕES:

1- O atleta que infringir as regras do esporte, estarão sujeitos a punições de acordo com a gravidade do acontecimento: Cartão amarelo (advertência); Cartão vermelho (expulsão).

1.1-        O atleta que for expulso por lances relacionadosao jogo, poderá jogar a próxima partida, não sendo necessário cumprir suspensão de uma partida.Já o jogador que for expulso por agressão, seja ela física ou verbal, a qualquer atleta, membro da comissão de arbitragem, membro da comissão organizadora ou expectador, será automaticamente excluído da competição, não havendo a possibilidade de retorno em outro jogo da mesma competição.

1.2-        Ações indevidas de atletas inscritos, nos dias de jogos, mesmo que este não esteja no jogo, também estarão sujeitas a punições.

DA PREMIAÇÃO:

1-     Serão premiadas as equipes ou atletas: 1º, 2º e 3º colocados, com medalhas representativas, nas cores ouro, prata e bronze, sendo ouro para o 1º, prata para o 2º e bronze para o 3º colocado por modalidade.

1.1- O atleta que participar de mais de uma modalidade, receberámedalha apenas na modalidade que escolher como principal.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Professor de Futsal: André Alves

Professora de Basquete: Jéssica Soares

Professor de Educação Física: Caio Cézar

Coordenador Ensino Médio: William Maciel

Coordenadora Fundamental II: Kadigna Araújo

Diretora Pedagógica: Siana Gonçalves

MAIORES INFORMAÇÕES

colegiofenix@hotmail.com.br

REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES:

  • .FUTSAL:

Art. 1º. Durante os jogos serão obedecidas às regras oficiais vigentes da CBFS(Confederação Brasileira de Futebol de Salão) ressalvando-se o dispositivo dos demais artigos deste Regulamento Específico e do Regulamento Geral.

Art. 2. JOGADORES: A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo 05 (cinco) jogadores, um dos quais será o goleiro. É vedado o início de uma partida se uma das equipes tiver menos de 3 (três) jogadores, nem terá continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 03 (três) jogadores na quadra de jogo.

Art. 3. SUBSTITUIÇÕES: A zona de substituição deve estar situada na linha lateral e em frente ao banco de reserva, a zona de substituição da equipe estará sempre localizada na quadra defensiva. Essa zona será onde ocorrerá as substituições, onde para ser concluída o jogador que está sendo substituído tem que deixar a quadra primeiro para depois ocorrer a troca. Caso o jogador entre ou saia fora da zona de substituição, o mesmo será advertido com cartão amarelo. O árbitro da partida poderá autorizar uma substituição fora da zona em casa de lesão de um dos atletas. A substituição de goleiros pode ser feita emqualquer momento do jogo, sem a necessidade de paralisação e jogadores de linhapodem trocar para a posição de goleiro, desde que o árbitro da partida seja comunicado.

Art. 4. SAÍDA DE BOLA: no início da partida a escolha de lado ou saída será decidido por meio de sorteio procedido pelo árbitro principal. A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciar jogando ou escolherá iniciar com a posse de bola, a equipe perdedora terá o direito a bola de saída do jogo caso não seja escolhida pela equipe vencedora ou escolher o meio campo da quadra de preferência. E para dar início a partida, o jogador começará jogando a bola para o companheiro de sua equipe e rolando a bola em qualquer direção.

Art. 5. TIRO DE META: o tiro de meta deverá ser feito pelo goleiro, que estará dentro da sua área e utilizando apenas a mão para o lançamento.

Art. 6. TIRO LATERAL: a cobrança de lateral deve ser feita com a bola posicionada em cima da linha, e tem o tempo de 04 segundos para executar a ação. Não é permitido gol direto de tiro lateral. Caso ocorra essas irregularidades, poderá ser assinalado reversão de acordo com a interpretação do árbitro.

Art. 7. LEI DA VANTAGEM: em caso de infração, o árbitro pode dar continuidade a partida em tentativa de beneficiar a equipe que sofreu a falta, quando a equipe continua com a posse de bola, mas quando a equipe perde a jogada, a falta é marcada a seu favor.

Art. 8. INFRAÇÃO: As infrações ocorridas durante o jogo serão marcadas pelo árbitro e podem se caracterizar em três tipos:

a) Tiro Livre Direto: são as faltas cometidas por qualquer jogador que envolva contato físico com o adversário ou de toque intencional de mão na bola. Ocorre em situações de agressão e atitudes antidesportivas; A cobrança é feita após a marcação da barreira e autorização do árbitro e caso seja gol diretamente após o toque na bola, será válido.

b) Tiro Livre Indireto: ocorre em situações em que o goleiro recebe com as mãos um recuo, lances antidesportivos sem a bola envolvida na jogada e lances de mão à bola. A cobrança é semelhante ao tiro livre direto, porém para o gol ser válido, a bola deve encostar em algum outro jogador antes de entrar (02 toques).

c) Tiro Penal: ocorre em situações de tiro livre direto que ocorrem dentro da marcação da área do gol. Todos os jogadores, exceto o cobrador, devem permanecer a 5 metros da bola até o momento da cobrança.

d) Faltas Acumulativas: a partir da quinta falta (Tiro Livre Direto ou Tiro Penal) realizada, esta será cobrada na marca de 10 metros e com o intuito de atingir o gol. Não há barreira. No segundo período da partida, a contagem de faltas é zerada.

Art. 9. SANÇÕES DISCIPLINARES: serão penalizadas com advertência ou expulsão:

a) Cartão Amarelo (advertência);

b) Cartão Vermelho (expulsão).

Parágrafo único. Caso o jogador receba um cartão vermelho ou atinja um total de 02 cartões amarelos, será excluído da partida porém não cumprirá suspensão de um jogo.

Já o atleta que for expulso por agressão, seja ela física ou verbal, a qualquer atleta, membro da comissão de arbitragem, membro da comissão organizadora ou expectador, será automaticamente excluído da competição, não havendo a possibilidade de retorno em outro jogo da mesma competição.

Art. 10. TEMPO TÉCNICO: cada equipe tem direito a um tempo técnico por período, o pedido deve ser feito ao mesário presente no jogo que paralisará a partida. O tempo técnico tem duração de 40 segundos.

Art. 11. TEMPO DE JOGO

Os jogos terão 2 (dois) tempos de 15 minutos cada, com intervalo de 5 minutos para hidratação e descanso.

Art. 12. PONTUAÇÃOA equipe vencedora marcará 3 (três) pontos, a equipe derrotada não marcará pontos e em caso de empate ambas equipes marcarão 1 (um) ponto.

Art. 13. FORMATO DE DISPUTA

  O formato de disputa será de pontos corridos, onde as todas as equipes de cada chaveamento jogarão entre si. Os dois primeiros colocados farão a final e o terceiro colocado já será automaticamente considerado medalhista de bronze.

Art. 14. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

  Caso haja empate na pontuação, a decisão sobre quem passará para as finais será através dos critérios de desempate.

São eles:

  • Confronto direto;
  • Gols pró;
  • Saldo de gols;
  • Cartões vermelhos;
  • Cartões amarelos;

    Nas finais, em caso de empate no tempo regulamentar, haverá disputa por pênaltis para decidir o vencedor. Serão 5 pênaltis para cada equipe e persistindo o empate serão realizadas cobranças alternadas, onde quem conseguir a vantagem mínima, será o vencedor.

  • QUEIMADA:

Art. 1º: A competição da queimada será realizada seguindo o regulamento geral dos jogos internos e o presente regulamento específico.

Art. 2°: A quadra de voleibol será utilizada como área limite, tanto em comprimento, como em largura

Art. 3°: A bola a ser utilizada será a de voleibol.

Art. 4°: As equipes pertencentes ao Ensino Fundamental 2 colocarão em quadra no máximo 10 jogadores. As equipes do Ensino Médio colocarão no máximo 7 jogadores.

Art. 5º: As equipes do Ensino Fundamental II deverão ter no mínimo 6 jogadores em quadra para iniciar a partida. As equipes do Ensino Médio deverão ter no mínimo 4 jogadores para que a partida seja iniciada.

Art. 6º: As partidas terão duração de 2 tempos de 7 minutos e 30 segundos, com 1 minuto de intervalo para troca dos lados da quadra.

Art. 7º: A partida será iniciada e encerrada com o apito do árbitro principal.

Art. 8º: O jogador que for “queimado” será substituído por aquele que está no banco de reservas, dando continuidade à partida sem paralisações.

Art. 9º: A equipe que tiver mais de um jogador reserva, deverá organizar a ordem de substituição.

Art. 10º: Todos os jogadores poderão arremessar a bola em direção a quadra adversária, desde que a mesma não tenha ultrapassado os limites da sua própria quadra. O jogador queultrapassar as linhas que delimitam a quadra, estando este com a posse de bola, não será considerado ‘‘queimado’’ e a bola deverá ser revertida para a outra equipe.

Art. 11º: O jogador que segurar a bola que foi arremessada pela equipe oposta, não será “queimado”. Em seguida, podendo quicá-la ao solo.

Art. 12º: Será considerado "queimado" o jogador que for atingido em qualquer parte do corpo pela bola e esta venha a cair no chão antes de novo lançamento, exceto se proposital no rosto.

Art. 13º: O lançamento proposital no rosto acarretará em diminuição de 1 ponto para a equipe que lançou e acréscimo de 1 ponto para a equipe que sofreu o lance antidesportivo.

Art. 14º:Será considerado "queimado" o jogador que ao tentar segurar a bola e não conseguindo, a derrube no chão.

Art. 15º:Se o jogador segurar a bola e cair com ela dominada, não será considerado "queimado" mesmo que a bola toque o chão

Art. 15º:Se o jogador segurar a bola e cair com ela dominada, não será considerado "queimado" mesmo que a bola toque o chão.

Art. 16º:Se no mesmo lançamento, a bola bater em 2 ou mais jogadores da mesma equipe e depois cair no chão, somente em quem bateu primeiro será queimado.

Art. 17º: Se a bola antes de bater no jogador, tocar o chão, este não será considerado "queimado".

Art. 18º:Se a bola tocar em 1 jogador e antes que toque o chão for segurada por um companheiro da equipe aquele não será considerado "queimado" e o jogo continuará.

Art. 23º: Em hipótese alguma o jogador que está na reserva poderá interferir na partida. Não podendo também servir de “gandula”, pegando a bola

Art. 19º: Durante as partidas da competição, não haverá a “área do morto”. Tendo aquele que for “queimado” ser substituído, caso haja jogador reserva

Art. 20º: O jogador reserva que não tenha entrado em quadra no decorrer do primeiro tempo, deverá obrigatoriamente, entrar no começo do segundo, substituindo outro jogador.

Art. 21º: Os jogadores que começarão na reserva, deverão ser trocados de jogo em jogo. Sendo proibido o mesmo jogador iniciar a partida no banco de reservas em mais de um jogo

Art. 22º: As substituições do jogador “queimado” pelo reserva deverá ocorrer pelo fundo da quadra.

Art. 24º: Durante uma eventual substituição, nenhum dos times poderá queimar.

Art. 25º:O lançamento inicial será executado pela equipe que ganhou o sorteio e optou para iniciar com posse de bola, ou pela outra equipe, se a equipe que ganhou o sorteio escolher o campo de jogo.

Art. 26º: Após o intervalo do 1º meio tempo o tiro de saída será executado pela equipe que não o fez no início do jogo.

Art. 27º: Somente haverá prorrogação nas finais. Com 1 tempo de 5 minutos no formato de morte súbita, aquele que “queimar” primeiro, vence.

Art. 28º: Persistindo o empate na prorrogação das finais, haverá disputa de lançamentos alternados, com um jogador de cada equipe nas marcações dos 3 metros da linha de ataque da quadra de voleibol. A cada rodada os jogadores deverão ser trocados, vencendo a equipe que “queimar” e conseguir não ser “queimada”.

Art. 29º: O jogador que no ato de escapar da bola sair da quadra de jogo, resultará em 1 advertência para sua equipe. Acumuladas 3 advertências, a equipe perderá 1 ponto. Voltando a zerar as advertências após a perda do ponto.

Art. 30º: A equipe só poderá ficar com a posse de bola por 7 segundos, tendo que lançá-la.

Art. 31º: Será vencedora a equipe que possuir maior número de pontos ao final do tempo regulamentar. Tendo igualdade na pontuação, o jogo terminará empatado.

Art. 32º: O jogo poderá iniciar antes do horário marcado na tabela de jogos desde que as duas equipes estejam prontas e completas no local da competição.

Art. 33º: Caso não haja comparecimento do número mínimo de jogadores das equipes no Ensino fundamental II (6 jogadores) e no Ensino Médio (4 jogadores), no prazo máximo de 5 minutos do horário da partida, será aplicado o WxO em favor da equipe presente, saindo vencedora por 7x0. O não comparecimento de ambas as equipes, resultará em derrota e saldo negativo de 7 pontos para as duas.

Art. 34º: A contagem de pontos para a fase de grupos será a seguinte: Vitória - 3 pontos; Empate – 1 ponto; Derrota – 0 ponto; Não comparecimento ou desistência do jogo – 0 ponto, acrescido de 7 pontos sofridos (PS).

Art. 35º: Na Fase de grupos, no caso de duas equipes do mesmo grupo terminarem com o mesmo número de pontos ganhos, os critérios estabelecidos para o desempate serão os seguintes: I -Confronto direto; II -Maior número de vitórias; III – Melhor média de pontos (PM – PS); IV - Maior número de pontos marcados nos jogos (PM); V - Menor número de pontos sofridos nos jogos (PS); VI –Sorteio.

Art. 36º: A competição será dividida em 3 níveis: 6 e 7 anos; 8 e 9 anos; 1, 2 e 3 anos do Ensino Médio. Cada nível começará com a fase de grupo, possuindo 4 equipes, tendo após as 3 rodadas a averiguação de pontos e classificados para a final. Sendo realizadas 3 finais no provável dia 20/08

  • BASQUETE:

Art. 1º: A Competição de Basquetebol será realizada de acordo com as regras oficiais da FIBA adotadas pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), salvo o estabelecido neste Regulamento.

Art. 2º: Para a participação de uma equipe é necessário dispor de no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) atletas por jogo, podendo ser acrescido 1 (um) técnico.

Art. 3º: Nos Jogos Internos 2022 os nomes dos atletas participantes do Basquetebol poderão ser alterados de um jogo para outro. Todavia, para fins de controle deverá ser comunicado à coordenação do esporte.

Art. 4º: Os jogos terão 02 (dois) tempos de 14 (quatorze) minutos corridos, parando o cronômetro apenas nos tempos debitados e lances livres, com intervalo de 05 (cinco) minutos entre o 1º e 2º tempo, divididos em 04 (quatro) períodos de 07 (sete) minutos cada, com intervalo de 02 (dois) minutos entre o 1º e o 2º período e entre o 3º e o 4º período.

Art. 5º: Caso haja empate no tempo normal de jogo serão jogados 3 minutos corridos (período extra). Se esse período extra terminar e ainda houver um empate, serão adicionados tantos períodos extras quanto forem necessários, até que haja um vencedor.

Art. 6º: Na área de competição só será permitido permanecer a equipe de arbitragem, os atletas e pessoas credenciadas pela Comissão Técnica Desportiva.

Art. 7º: Um jogador que tenha cometido 4 (quatro) faltas deverá ser informado deste fato pelo mesário e se cometer a quinta falta tem que deixar a partida imediatamente. Ele pode que ser substituído por outro atleta da equipe.

Art. 8º. O atleta que cometer uma falta desqualificante estará automaticamente suspenso do jogo seguinte. Contudo, ele pode voltar a jogar em sua equipe após o cumprimento da punição.

Art. 9º: Será concedido 01 (um) tempo debitado para cada equipe a qualquer momento durante a primeira metade do jogo; 02 (dois) a qualquer momento durante a segunda metade do jogo e 1 (um) durante cada período extra.

Art. 10º: Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos atletas.

Art. 11º: A equipe deverá comparecer ao local do jogo com antecedência e devidamente uniformizada. Para ter condição de participação, antes do início do jogo, todos os componentes da equipe deverão se identificar à equipe de arbitragem.

Art. 12º: O jogo poderá iniciar antes do horário marcado na tabela de jogos desde que as duas equipes estejam prontas no local da competição.

Art. 13º: Em caso do não comparecimento de uma equipe dentro do horário estipulado para o jogo, após a contagem de 15 minutos será declarada ausente, aplicando-se o WxO em favor da equipe presente, à qual será declarada vencedora pelo placar de 20x00. Caso nenhuma das duas equipes se façam presentes em tempo hábil, será declarado o duplo não comparecimento, atribuindo-se derrota a ambas as equipes.

Art. 14º: O sistema de pontuação nos grupos será: I - Vitória - 02 pontos; II - Derrota - 01 ponto; III - Não comparecimento ou desistência do jogo: 00 ponto.

Art. 15º: Uma equipe se consagrará campeã de seu grupo, se ganhar 3 (três) jogos de no máximo 5 (cinco) partidas. Sendo assim terão 3 (três) jogos de caráter obrigatório, podendo haver mais 2 (dois) jogos caso as equipes terminem empatadas na pontuação dos 3 (três) primeiros jogos

Art. 16º: Os árbitros definidos pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direção dos jogos.

Art. 17º: Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Agenda

Veja
left right
Novembro 2024
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30


Comunicados

Veja

FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Prezados Pais e/ou Responsáveis,
Comunicamos que, dia 20/11 (quarta-feira), não haverá aula em virtude do feriado da Consciência Negra.
Retornaremos as nossas atividades na próxima quinta-feira (21/11).
Desejamos a todos um bom feriado.
 
Atenciosamente,
Direção...

Nossas Redes

Av. Átila Paiva, Nº 66, Vale do Sol,
Parnamirim / RN, CEP: 59143-275
Fone/Fax: (84) 3272-3869 / 3272-6099
colegiofenix@hotmail.com.br

Como Chegar
Parceiro SAS - Colégio Fenix Parceiro SAE - Colégio Fenix Parceiro CNA - Colégio Fenix Robô Ciência Gracie Barra