Prevenção e manifestação de sintomas da Gripe (H1N1).

Prezados pais e/ou responsáveis,

Em virtude do momento em que vivenciamos referente à propagação de doenças virais no nosso estado, reforçamos a importância da atenção e do cuidado com relação à prevenção e manifestação de sintomas da Gripe (H1N1).

FIQUE ATENTO!

Assim como a gripe comum, o vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados. Quais são os principais sintomas? Os sintomas mais comuns são tosse, dor de cabeça, dor de garganta, vias respiratórias congestionadas e febre acima de 38°C. Eles podem vir acompanhados ou não de náusea, dores no corpo e irritação nos olhos.

ORIENTAÇÕES ÀS FAMÍLIAS

· Se o aluno apresentar sintomas de gripe em casa (tosse, febre, dores musculares, cansaço, náusea, vômitos e diarreia, vias respiratórias congestionadas e irritação nos olhos), a família deverá procurar assistência médica e, em caso de suspeita ou confirmação do vírus, solicitar indicação quanto ao período em que o filho necessita permanecer em casa para recuperação, comunicando a escola imediatamente.

• · Para o aluno que apresentar qualquer um dos sintomas de gripe no ambiente escolar, a família será solicitada a buscar seu filho. O Colégio não poderá ministrar nenhum medicamento neste período. A família deverá cumprir com os dias de afastamento indicados pelos médicos.
  • · Usar agasalhos adequados à temperatura.
  • · Não compartilhar alimentos (lanches), copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • · Beber muito líquido durante o dia.
  • ·Trazer uma garrafinha para tomar água.
  • · Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, nariz ou boca, após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
  • · Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
  • · Usar lenços de papel, sendo que após o uso deverá ir imediatamente para o lixo.
  • · Proteger com lenços (descartáveis) a boca e nariz ao tossir, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade do uso de lenço, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

Evitar ambientes fechados e aglomerações (shopping, cinema etc.).

O COLÉGIO FÊNIX ADOTOU AS SEGUINTES MEDIDAS E PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO

Instalação de dispenser de álcool em gel, nos principais ambientes do Colégio, em locais de fácil acesso aos alunos, que são devidamente orientados pelos coordenadores em relação a sua utilização, bem como formas mais adequadas de prevenção. Nas turmas da Educação Infantil e 1º ano, há, em cada sala de aula, uma dispenser com álcool em gel e constantemente as professoras higienizam as mãos das crianças.

Todos os profissionais da escola estão sendo orientados em relação à identificação dos sintomas das doenças e às medidas preventivas.

Os coordenadores estão acompanhando os alunos e estão sendo orientados a solicitar aos pais que compareçam à escola para levar seus filhos caso apresentem sintomas da gripe.

As salas de aulas estão sendo abertas no intervalo entre um turno e outro para propiciar uma maior circulação.

É IMPORTANTE QUE TODOS SEJAM PRUDENTES!

QUANTO MAIS PREVENÇÃO, MAIS PROTEÇÃO!

A Direção