A IMPORTÂNCIA DAS AULAS REMOTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Em meio a pandemia que nos encontramos, a aula remota para a educação infantil enfrenta grandes desafios. Toda a base de uma criança é construída por meio de rotinas e atividades propostas no ambiente familiar e escolar. O simples ato de se arrumar, pegar a mochila e entender que aquele momento é o momento de ir para a escola já cria um senso de responsabilidade e autonomia para as crianças dessa faixa etária. Será a partir dessa prática mesmo em casa que as crianças não se esquecerão do ambiente escolar e do convívio com os colegas.

É por isso, que enfatizamos a importância de manter o vínculo com a escola pela educação remota de crianças na Educação Infantil. É, justamente, por meio do desenvolvimento de tarefas que conseguiremos manter uma conexão com os alunos e as famílias. É de extrema importância darmos continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, através das habilidades e competências da BNCC, estimulando as capacidades motoras e sensitivas das crianças. E isso se dará por meio da interação das crianças e professora virtualmente.

Mas antes, vamos contextualizar e definir o que, afinal, é uma aula remota. É a denominação dada às aulas que, em meio a essa pandemia de Covid-19, são oferecidas de formas não convencionais, em função da impossibilidade da presença nas instituições de ensino.

Para a educação infantil, apesar dos desafios, estamos conseguindo, em meios a tantas mudanças e adequações, apresentar aulas lúdicas, menos complexas e de forma prática.

As atividades propostas e a maneira repassada foram pensadas para que os pais possam tranquilamente realizá-las com seus filhos em casa. Além disso, as estratégias de ensino foram possibilitadas de acordo com a necessidade e realidade das famílias, através de vídeos gravados, grupo de whatsapp, aulas ao vivo, rotina diária, atividades complementares, sugestões de sites e plataformas de cunho pedagógico.

Por fim, incentivem a participação ativa da criança, não deixe esse vínculo se quebrar. Não é fácil, mas é de extrema necessidade esse processo de educação remota, de quebrar paradigmas e oportunizar as crianças a prosseguirem com a aprendizagem através das metodologias ativas.

Juntos somos mais fortes e unidos somos melhores!

Coordenação Pedagógica

SIMULADO FÊNIX

De acordo com a sistemática de avaliação da escola, neste trimestre, realizaremos o Simulado Fênix para compor a nota da AV3. Este simulado é uma oportunidade para avaliar o progresso acadêmico dos alunos e desenvolver ainda mais suas habilidades e áreas de conhecimento....