Colégio Fenix - Qualidade e compromisso sempre!

PROJETOS DO FUNDAMENTAL II


PROJETO “OLIMACOF”

1 - INTRODUÇÃO

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural. É um componente importante da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Ela precisa esta ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.
Para desempenhar seu papel de mediador entre o conhecimento matemático e o aluno, o professor precisa ter um sólido conhecimento dos conceitos e procedimentos dessa área e uma concepção de Matemática como ciência que não trata de verdades infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos. Por isso é fundamental não subestimar o potencial matemático dos alunos, pois o significado da atividade matemática para o aluno também resulta das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos e também entre eles e as demais áreas do conhecimento e as situações do cotidiano. Essa atividade deve consistir na construção e apropriação de um conhecimento adquirido pelo aluno na compreensão e transformação da sua realidade. Nesse processo, tem grande importância a comunicação que deve ser estimulada, levando-se o aluno a “falar” e a “escrever” sobre a Matemática, a trabalhar com representações gráficas, desenhos, construções, a aprender como organizar e tratar dados.
Numa perspectiva de trabalho em que se considere o aluno como protagonista da construção de sua aprendizagem, o papel do professor ganha nova dimensões. Com isso tendo em vista os objetivos a que se propõe atingir, o professor também é facilitador nesse processo, ao disciplinar as condições em que cada aluno pode intervir para expor sua solução, questionar, contestar.  
Nessa organização de conteúdos não deve ter como critério único a lógica interna da Matemática, mas um processo permanente de construção, e principalmente, que o conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como historicamente construído e em permanente evolução.

2 - JUSTIFICATICA

A Matemática é uma ciência que contribui para o desenvolvimento do conhecimento e habilidade, promovendo a autonomia do educando.
Percebemos que a Matemática está presente em nosso cotidiano e tem aplicação em diversas áreas no mundo do trabalho, além de funcionar como instrumento essencial em outras áreas curriculares.
O ensino da Matemática deve ser abordado de forma significativa e estimular o raciocínio lógico dos alunos. Dessa forma a realização da Olimpíada de Matemática consiste em melhorar o processo de ensino na disciplina.

3 -OBJETIVOS GERAIS

A Olimpíada de Matemática tem como objetivo estimular os educandos do ensino fundamental II e ensino médio, por meio de uma competição saudável, testarem e superarem as suas dificuldades, com relação ao estudo da disciplina, além de possibilitar uma melhoria na interação entre os próprios alunos e também no processo de ensino. A OLIMACOF tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, e detectar jovens talentos.

3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Proporcionar o pensamento matemático (numérico, algébrico, geométrico, proporcional, combinatório, estatístico e métrico);
  • Estimular o aluno ao pensamento, criação, descoberta e fazer com que ele possua autonomia do pensamento, analisando respostas encontradas por ele e verificar se são ou não válidas;
  • Construir e apropriar-se de um conhecimento pelo aluno, que lhe servirá para compreender e transformar sua realidade;
  • Compreender a aprendizagem da matemática como um processo permanente, mostrando, sempre que possível, sua evolução ao longo do tempo;.
  • Estabelecer conexões matemática com as diversas áreas do ensino.
4 DESENVOLVIMENTO:

O projeto será desenvolvido com a participação dos professores e alunos, onde serão elaboradas e executadas as seguintes ações:

  • Reunião com a equipe pedagógica para apresentar as etapas e o regulamento da Olimpíada de Matemática;
  • Reunião com os professores para definir as etapas da Olimpíada de Matemática;
  • Divulgação para os alunos;

Na Olimpíada constará questões que envolvem situações-problema para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos.

4.1 INSTRUÇÕES

  • A prova pode ser feita a lápis ou a caneta (mas o gabarito só poderá ser feito à caneta).
  • A duração da prova é de 02 :10 minutos.
  • O aluno só poderá sair da sala após 01 hora da entrega da prova.
  • Para cada questão há quatro alternativas, e apenas uma delas é correta.
  • Marque apenas uma alternativa para cada questão. Atenção: se você marcar mais de uma alternativa, perderá os pontos da questão, mesmo que uma das alternativas marcadas seja a correta.
  • Não é permitido o uso de instrumentos de desenho, calculadoras, celulares ou quaisquer fontes de consulta. Assim como, não é permitido o empréstimo de material entre os alunos e conversa entre os mesmos.
  • Não é permitido o uso de corretivo nos gabaritos da prova e na folha de rascunho. Os espaços em branco na prova podem ser usados para rascunhos.
  • Caso haja empate nas questões objetivas, o desempate ocorrerá nas questões subjetivas. Se ocorrer novamente o empate, valerá a média do 2º Trimestre de 2011 em Matemática.
  • A prova será composta por 15 (quinze) questões, sendo 10 objetivas e 05 subjetivas.
  • Os três primeiros colocados em cada fase receberam medalhas como forma de reconhecimento pelos seus desempenhos.

A avaliação será contínua no processo de ensino-aprendizagem, considerando os seguintes critérios: participação das aulas práticas, apresentações orais sobre a prática do projeto, relatórios das visitas e na observação na mudança de comportamentos e atitudes nos nossos jovens. 
As visitas acontecem duas vezes ao mês, de quinze em quinze dias, nas quartas-feiras, das 7:15h às 8:30h.

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto das olimpíadas de matemática vem suprir uma carência cognitiva matemática, visando o estímulo a essa ciência e a percepção quanto a sua prática cotidiana e a capacidade de enxergar a necessidade do uso da Matemática.
Busca-se com esse projeto, uma abordagem dos assuntos matemáticos, considerando-se a realidade dos discentes e as possibilidades de transformação através do conhecimento e das novas formas de aprendizado.
O conhecimento vem atrelado ao prazer de fazer, de forma responsável, consciente e cidadã.



Nossas Redes

Av. Átila Paiva, Nº 66, Vale do Sol,
Parnamirim / RN, CEP: 59143-275
Fone/Fax: (84) 3272-3869 / 3272-6099
colegiofenix@hotmail.com.br

Como Chegar
Parceiro SAS - Colégio Fenix Parceiro SAE - Colégio Fenix Parceiro CNA - Colégio Fenix Robô Ciência Gracie Barra