Jovens em Ação

Justificativa

As pessoas pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. Esta é a relação que estabelece com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano. Elas passam a "ler" e a compreender o mundo. Cabe à educação facilitar essa "leitura" e compreensão, possibilitando o reconhecimento da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância de suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.

Portanto, o Projeto "Jovem em Ação" propõe atividades que sejam próprias do mundo lúdico. Estas pessoas que colaboram para a formação de uma identidade autêntica e respaldade em valores éticos, necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e na história do outro.

Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem sido a instituição escolhida pelo Estado como o melhor lugar para o ensino-aprendizagem dos valores, de modo a cumprir a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. Sem a prática de valores, não podemos nem falar em cidadania.

O projeto "Jovens em Ação" é desenvolvido para os alunos do 9º ano, sob a orientação das disciplinas de História, Português e Filosofia, buscando através da interdisciplinariedade, a formação de jovens cidadãos, para que o aluno tenha a consciência das diferenças e dos valores éticos, bem como o respeito, honestidade, responsabilidade, auxílio mútuo, entre outros, para o exercício de uma cidadania melhor.

Objetivo Geral

Desenvolver no aluno o seu lado crítico, de modo que o mesmo possa atuar no processo de tomada de consciência das questões dos valores éticos.

História:
• Promover nos alunos a política dos direitos e deveres, tornando-os críticos, conscientes e atuantes
• Questionar a realidade dos portadores de deficiências, especificamente da síndrome de Down
• Compreender que as histórias individuais são partes integrantes das coletivas
• Conhecer e respeitas o modo de vida de diferentes grupos, em tempos e espaços

Português:
• Desenvolver a oralidade e a escrita
• Fornecer estímulo para a produção de textos
• Desenvolver a criativdade
• Motivar a turma a ler e escrever com base na obervação do cotidiano e na realidade em que vive

Filosofia:
• Saber a importância dos valores existentes em nossa sociedade e em nós mesmos